Dança brasileira, ginga de capoeira!

quinta-feira, 25 de março de 2010

Por Jéssica Cajado em Dança é arte e dançar faz parte

capoeira3 Bom dia, boa tarde e boa noite aos queridos leitores e apreciadores da dança e seus ritmos variados.

No post passado falamos da dança milenar e sensual do oriente médio, a Dança do Ventre, com o belo vídeo da Jú Marconato e seus respectivos significados, muito interessante por sinal e aproveitando pra agradecer os comentários carinhosos dos amigos e ver a interatividade do público masculino me deixou feliz pelo retorno, acho que mexeu um pouquinho com a cabeça deles.

Mas vamos lá, a coluna Dança é arte e dançar faz parte traz até vocês a partir do post de hoje as danças das nações e suas culturas diversas, e nada melhor como estrear com uma luta afro cheia de ginga brasileira e por que não a chamada "CAPOEIRA".

Pra não bitolar muito em fontes wikipedianas, decidi inovar comentando sobre uma direção nacional que mostra muito o lado desse patrimônio cultural brasileiro desde o ano de 2008.

capoeira9 Capoeira é ginga, é dança, é cultura, é luta de um povo que queria ter seus direitos respeitados.

No ano de 1924 a escravidão no Brasil havia sido habolida há 40 anos e mesmo assim os negros eram tratados como escravos,o candomblé, religião desenvolvida pela cultura afro, era reprimida e a capoeira proibida por lei.

Os negros começam a se organizar para terem seus direitos respeitados e sempre tinham líderes que se tornavam uma espécie de rei e guardião de seu povo por causa de suas contantes lutas pelos seus direitos, eram brutalmente judiados pelos senhores de engenho e seus capatazes e muitas das vezes jurados de morte e assassinados. Geralmente esses líderes eram guardados pelos capoeiristas. Um nome sobressaiu até hoje e é cantado nas rodas de capoeira em todo o Brasil e no mundo, "Besouro".

Destaco um pequeno conceito da capoeira regional e de Angola.

A Capoeira Regional é uma manifestação da cultura baiana, que foi criada em 1928 por Manoel dos Reis Machado (Mestre Bimba). Bimba utilizou os seus conhecimentos da Capoeira Angola e do Batuque (espécie de luta-livre comum na Bahia do século XIX) para criar este novo estilo.

Capoeira-three-berimbau-one-pandeiro Capoeira de Angola:
"Os mais lentos, calmos, são os preferidos pelos ‘angoleiros’, mais apegados às tradições africanas e aos aspectos lúdicos da capoeira, considerada principalmente como um jogo de habilidades, coreografia e técnica, enquanto os ‘regionais’ são mais afeitos aos toques mais rápidos, que acentuam a belicosidade inerente ao conceito de luta, objetivo final desta última modalidade."


Um beijo, espero que curtam e até a próxima terça.


Quer saber mais clique aqui---->> "Sandra Cajado Arte & Cultura"

Depois do silêncio...Vem a resposta!!!

domingo, 7 de março de 2010



Em comemoração aos 6 anos de fundação do Grupo Kherygmma, no ano de 2010 será feita a entrega do I Prêmio Carolina Chaim de Solidariedade, e o fundador e coordenador do Kherygmma, Mauricio Gil Cavalcanti (Mynno), indicou os colunistas do Portal Sandra Cajado Arte & Cultura para receberem o prêmio juntamente com outras autoridades, indicação que foi acolhida por unanimidade.

O Prêmio Carolina Chaim de Solidariedade tem como objetivo premiar quem realmente contribui para o bem-estar da sociedade em geral e segundo as palavras do próprio Mauricio: “proporcionar maior acesso à cultura é um ato de contribuição sem precedentes para o bem-estar social”.

Agradecimento:

O silêncio e uma atitude vale mais do que mil palavras,por isso eu só tenho a agradecer a Deus por tamanha benção.

Parabéns a minha mãe SANDRA CAJADO idealizadora do site que é uma artista autêntica e de personalidade formada contribuindo sempre em prol das artes e cultura em geral.

Parabéns aos colunistas e irmãos que compõe o quadro no A&C,afinal somos uma família.


O Portal Prosa em Verso, nesses 8 anos de existência, recebeu vários prêmios e selos pela sua qualidade e luta pela cultura, mas ainda não tinha até hoje conferido a nenhum site ou blog a recomendação de Conteúdo Parada Obrigatória selado pelo Prosa em Verso.

Em comemoração aos seus 8 anos de existência, a primeira listagem exalta o número 8 que, deitado, significa o símbolo infinito em matemática. São 8 blogs e sites indicados e selados para cada ano de vida do P&V, totalizando hoje 64 menções honrosas por conteúdo, criatividade, palavras, cultura, arte, expressão…

Os sites e blogs selados serão sempre apresentados em posts do Cyberdevaneios e devidamente listados no diretório de leituras consideradas importantes e primordiais para o conhecimento e aumento de atividade intelectual e criativa aos olhos do mundo web no Portal Prosa em Verso.

Agradecimento:

Pra mim é uma honra receber este selo de parada obrigatória já que sou caçula nesse mundo blogueiro.

Eu sei da importância e empenho do P&V em transmitir cultura na parte literária e contribuir para uma melhor educação através do mundo virtual.

A Tatiana Monteiro vai o meu muito obrigada.

Silêncio...

sábado, 6 de março de 2010




No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos.

Martin King